terça-feira, 19 de maio de 2015

Comunicação

Olá! Hoje vou escrever sobre um problema que temos no TST e acredito que seja comum a diversas outras organizações. O problema que estamos tentando resolver é a falta de comunicação com desenvolvedores, gestores e toda a comunidade envolvida no desenvolvimento de software.

Percebemos a falha na comunicação por questionamentos dos desenvolvedores como "Qual o próximo projeto?", "Quando vai começar?" ou "Será um produto novo em Java ou manutenções no legado?". Também por questionamentos dos gestores sobre quais projetos estamos envolvidos. Muitas vezes os gestores tinham uma percepção de que estávamos envolvidos somente em um projeto, mas na verdade existiam inúmeros outros pequenos projetos em paralelo, além de uma fila de defeitos esperando para serem corrigidos.

Então, criamos um painel que foi colado ao lado do quadro kanban da equipe. A Figura abaixo mostra este painel, que tem as seguintes informações: 1) projetos aguardando na fila; 2) projetos em andamento; 3) projetos concluídos recentemente; 4) estoque de chamados e defeitos; 5) taxa de entrega mensal; 6) taxa de entrega dividida por tipo de demanda; 7) lead time; 8) resumo de defeitos em fila, em correção e concluídos no mês; e 9) CFD.



Além disso, as cores dos cartões diferenciam os projetos grandes em azul (com duração de meses), os projetos pequenos em laranja (com duração de semanas) e o resumo de defeitos em vermelho. Cada cartão de projeto possui as seguintes informações, de cima para baixo: nome do projeto, demandante, percentual de conclusão, estado atual (i.e., em desenvolvimento, em homologação, em implantação, entregue em data, etc.) e o prazo. Estas informações servem como um resumo da situação de cada projeto e dos defeitos para os gestores.

Este painel foi desenvolvido em um planilha e impresso em um A3 para ser colado ao lado do quadro kanban. Hoje, atualizo a planilha diariamente, mas só colo uma nova versão na parede semanalmente.

Toda esta estratégia de comunicação ainda está sendo testada. Inicialmente somente a equipe de desenvolvimento visualizava este painel. Em seguida, começamos a enviar para os gestores da informática. Talvez um dia ele chegue a todo o Tribunal. Afinal seria uma forma de ampliar a transparência do desenvolvimento de sistemas.